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Política de Privacidade

A Yunit Consulting, Lda. (adiante, Yunit Consulting), com sede na Avenida da Igreja, n.º 42 - 1.º Esq. 1700-239 Lisboa (Portugal) e NIPC 509.501.508 é uma sociedade que se dedica à exploração da atividade de consultoria a empresas, sendo proprietária do domínio www.yunitconsulting.pt, onde se encontra alojado o seu website.

A Yunit Consulting, na qualidade de entidade responsável pelo tratamento de dados, está empenhada em proteger a privacidade e os dados pessoais dos seus clientes e utilizadores do website, pelo que elaborou e adotou a presente política e as práticas aqui descritas, cuja leitura aconselha.

A presente política de privacidade regula a recolha e tratamento dos dados pessoais fornecidos pelos clientes e utilizadores do website, assim como o exercício dos seus direitos relativamente a estes dados, nos termos da legislação em vigor.

1. Do que trata esta política?

1.1. Esta Política de Privacidade explica como recolhemos e tratamos os dados pessoais que são necessários para o fornecimento de serviços que estão disponíveis através do website.

1.2. O objetivo é que a recolha e tratamento dos dados sejam levados a cabo da melhor forma, pretendendo esta política descrever as práticas adotadas para esse efeito.

2. O que são dados pessoais?

2.1. Dados pessoais são todas as informações relativas a uma pessoa e que a identificam, ou a tornam identificável, independentemente da natureza e suporte das informações, incluindo o som e a imagem da pessoa.

2.2. Por identificável deve entender-se uma pessoa que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a outros elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

2.3. A Yunit Consulting assume que os dados recolhidos foram inseridos pelo respetivo titular ou que a sua inserção foi autorizada pelo mesmo, sendo estes verdadeiros e exatos.

3. Como vamos utilizar os seus dados pessoais?

3.1. As operações de tratamento de dados pessoais que realizamos são uma ferramenta essencial para a sua satisfação e para a atividade da Yunit Consulting e são realizadas de acordo com a legislação aplicável e conforme as melhores práticas.

3.2. Os seus dados pessoais não serão reutilizados para outras finalidades que não sejam previamente identificadas ou que não tenham qualquer relação com aquelas finalidades para as quais foram inicialmente recolhidos.

4. Quais as finalidades, fundamentos e prazos de conservação dos dados recolhidos?

4.1. Os dados pessoais que tratamos têm fundamentos específicos, consoante as finalidades a que se destinam, e serão conservados pelo tempo necessário às finalidades respetivas, conforme elencado nesta Política de Privacidade.

4.2. Os dados pessoais recolhidos são apenas aqueles necessários e adequados às finalidades indicadas.

4.3. Na tabela seguinte pode visualizar quais as finalidades de tratamento e dados recolhidos para as mesmas, os fundamentos respetivos e os prazos ou critérios de conservação de dados:

FINALIDADE

FUNDAMENTO

DADOS RECOLHIDOS

PRAZO DE CONSERVAÇÃO

Para analisar e responder às suas mensagens, apoio ao cliente e pedidos de informação.

Consentimento para essa finalidade específica.

Nome;

Endereço de correio eletrónico.

1 ano após última comunicação

Para podermos enviar newsletters, comunicações de marketing ou outras publicações que possam ser do seu interesse relativamente aos serviços prestados pela Yunit Consulting.

Consentimento para essa finalidade específica.

Nome;

Endereço de correio eletrónico.

Enquanto mantiver o consentimento

Para as operações de gestão do website.

Consentimento para essa finalidade específica (cookies);

Interesses legítimos prosseguidos pela Yunit Consulting.

Cookies; Endereço de IP.

Consultar a Política de Cookies

Para prevenção de fraudes e segurança dos sistemas de informação.

Interesses legítimos prosseguidos pela Yunit Consulting.

Cookies; Endereço de IP.

Consultar a Política de Cookies

Para a comunicação da expansão das atividades comerciais da Yunit Consulting, excluindo o marketing direto.

Interesses legítimos prosseguidos pela Yunit Consulting.

Nome;

Endereço de correio eletrónico.

2 anos após a última comunicação

4.4. Caso resulte da lei algum período específico ou obrigatório, o período de conservação dos dados será esse. Em todos os outros casos, os dados pessoais serão conservados no máximo durante os tempos acima indicados, períodos que a Yunit Consulting entende como suficiente para cumprimento das finalidades.

4.5. Findo o período de conservação, todos os dados pessoais recolhidos serão eliminados.

5. Newsletters e outras comunicações comerciais e/ou promocionais.

5.1. Poderemos proceder ao envio de newsletters ou outras comunicações comerciais e/ou promocionais relativas à Yunit Consulting sempre que o utilizador preste o seu consentimento prévio e informado para esta finalidade, assinalando as checkboxes previstas no site para esse efeito.

5.2. O utilizador poderá retirar o consentimento prestado a qualquer momento, através da opção prevista para esse efeito no rodapé das comunicações enviadas via email (unsubscribe) ou mediante comunicação escrita dirigida à Yunit Consulting, para os contactos indicados no título relativo ao exercício de direitos. A retirada do consentimento não prejudica o tratamento realizado anteriormente à mesma.

5.3. O previsto no número anterior não impede que a Yunit Consulting, sempre que tenha obtido dos seus clientes, nos termos da legislação de Proteção de Dados Pessoais, o respetivo endereço de email no contexto da venda de um produto ou serviço, possa utilizá-lo para fins de marketing direto dos seus próprios produtos ou serviços análogos aos transacionados, desde que garanta aos clientes em causa, clara e explicitamente, a possibilidade de se oporem, de forma gratuita e fácil, por ocasião de cada mensagem o envio desse tipo de comunicações, por exemplo, através da opção de unsubscribe /cancelar subscrição, constante do rodapé dos emails.

6. Como recolhemos os seus dados pessoais?

6.1. Vamos recolher os seus dados pessoais através dos formulários presentes no website, mas igualmente através do website e da comunicação que este faz com o seu equipamento e mensagens de e-mail que nos envia.

6.2. Os seus dados pessoais são recolhidos através do seu equipamento da seguinte forma:

  • Através do seu navegador;
  • Através de cookies;
  • Através do seu Endereço IP;
  • Através dos seus dados de Utilizador.

6.3. A Yunit Consulting assume o compromisso de tratar os seus dados conforme a lei e de forma legitima.

6.4. A Yunit Consulting não irá vender, nem alugar ou partilhar os seus dados pessoais com terceiros, exceto nos casos claramente identificados nesta Política de Privacidade (ver Ponto 8 para perceber como).

6.5. Os serviços da Yunit Consulting não são dirigidos a menores, não sendo tratados dados pessoais de menores de forma intencional.

7. O que são Cookies?

7.1. Cookies são pequenos arquivos de informações que ajudam a identificar o seu browser e que podem armazenar informações, por exemplo, configurações e preferências do Utilizador.

7.2. A Yunit Consulting irá armazenar cookies no seu equipamento para personalizar e facilitar ao máximo a navegação, mas também, para a solução de problemas, estatísticas, garantia de qualidade, e para monitorizar a segurança do sistema.

7.3. Com exceção dos cookies especificamente necessários ao desempenho do website, o armazenamento de outros cookies dependerá sempre da aceitação e consentimento do Utilizador, podendo esse consentimento ser retirado a todo o tempo através de ferramentas específicas do browser.

7.4. Para saber mais sobre os cookies que utilizamos deve consultar a nossa Política de Cookies.

8. Como protegemos os seus dados pessoais?

8.1. Os seus dados pessoais são mantidos em segurança através da adoção de diversas medidas de segurança, de caráter técnico (os dados são mantidos em servidores seguros que nos oferecem todas as garantias de integridade da informação) e organizativo (só têm acesso aos dados os colaboradores e os processos que devem aceder aos mesmos conforme regras criadas para o efeito) que permitem proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado bem como, contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

8.2. Para proteger os seus dados pessoais só recorremos a fornecedores de centros de dados que nos ofereçam medidas de segurança adequadas e documentadas, nomeadamente, garantias que os seus dados pessoais são armazenados em servidores que são mantidos em ambientes controlados com acessos limitados.

8.3. Embora tomemos os cuidados e as precauções que entendemos adequadas para proteger os dados pessoais que nos fornece e recolhemos, é preciso que tenha presente que nenhum sistema de segurança é impenetrável.

9. Quais são e como exercer os seus direitos:

9.1. A legislação atribui-lhe o direito de solicitar à Yunit Consulting, enquanto responsável pelo tratamento, o (a) acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua (b) retificação ou o seu (c) apagamento, e a (d) limitação do tratamento no que lhe diga respeito, ou o direito de se (e) opor ao tratamento, bem como do direito à (f) portabilidade dos dados.

9.2. O que significa cada um destes direitos:

  • Acesso: direito de obter a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for esse o caso, o direito de aceder aos seus dados pessoais;
  • Retificação: o direito de obter a retificação dos dados pessoais inexatos que lhe digam respeito e a que os seus dados pessoais incompletos sejam completados;
  • Apagamento: o direito de obter o apagamento dos seus dados pessoais quando se aplique um dos motivos elencados na legislação, nomeadamente quando:
    a)      Os dados pessoais deixaram de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento;
    b)      Retirar o consentimento em que se baseia o tratamento dos dados e não existir outro fundamento jurídico para o tratamento;
    c)      Se opuser ao tratamento e não existirem interesses legítimos prevalecentes que justifiquem o mesmo;
    d)      Os dados pessoais foram tratados ilicitamente;
    e)      Os dados pessoais têm de ser apagados para o cumprimento de uma obrigação jurídica;
    f)        Os dados pessoais foram recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade da informação.
  • Limitação do tratamento: o direito de obter a limitação do tratamento se se aplicar uma das situações elencadas na legislação, nomeadamente quando:
    a)      Contestar a exatidão dos dados pessoais;
    b)      O tratamento for ilícito e o titular dos dados se opuser ao apagamento dos dados pessoais e solicitar, em contrapartida, a limitação da sua utilização;
    c)      O responsável pelo tratamento já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo titular para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;
    d)      Se o titular dos dados tiver oposto ao tratamento com recurso a decisões individuais automatizadas;
  • Oposição: o direito de se opor a qualquer momento ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito;
  • Portabilidade: o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento sem que o responsável a quem os dados pessoais foram fornecidos o possa impedir, quando o tratamento seja baseado no consentimento ou contrato, ou quando seja realizado através de meios automatizados.

9.3. Tem ainda o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo (Comissão Nacional de Proteção de Dados em www.cnpd.pt)

9.4. Para efeito do exercício dos direitos acima indicados deverá contactar a Yunit Consulting através de contacto escrito para os seguintes endereços:
(a)       Por email: marketing@yunit.pt
(b)       Por via postal: Avenida da Igreja, n.º 42, 1.º esq, 1700-239 Lisboa

9.5. Caso nos solicite a eliminação de alguns dos seus dados pessoais ou da sua totalidade, alguns dos serviços solicitados poderão não lhe ser prestados. A Yunit Consulting poderá ter que conservar os dados pessoais que possam ser necessários para o cumprimento das obrigações legais a que se encontra vinculada.

10. Quando comunicamos dados a terceiros?

10.1. A Yunit Consulting poderá recorrer a terceiros para a prestação de determinados serviços, a nível de manutenção, apoio técnico e marketing, nomeadamente para envio de newsletter, podendo estes ter acesso aos dados pessoais fornecidos, nomeadamente, os dados necessários para os fins contratualizados.

10.2. A Yunit Consulting assegura que as entidades que tenham acesso aos dados são credíveis e oferecem elevadas garantias de proteção, nunca lhes sendo transmitidos dados para além do necessário à prestação do serviço contratado, permanecendo, contudo, a Yunit Consulting como responsável pelos dados pessoais disponibilizados.

10.3. A Yunit Consulting poderá, ainda, comunicar os seus dados a empresas do universo Yunit Consulting com quem a Yunit Consulting tenha parcerias comerciais para a criação e oferta de benefícios, ou ainda, outros parceiros fora do universo Yunit Consulting. Contudo, só faremos essa partilha com autorização prévia da sua parte.

10.4. A Yunit Consulting poderá, ainda, transmitir dados a terceiros no âmbito de investigações, inquéritos e processos judiciais e/ou administrativos ou de natureza semelhante, desde que para tal seja devidamente ordenada por ordem judicial nesse sentido.

11. Websites de Terceiros

11.1. O website da Yunit Consulting poderá conter ligações para outros websites os quais poderão recolher e tratar os seus dados pessoais, sendo que esse tratamento é da exclusiva responsabilidade dos proprietários desses websites, não tendo a Yunit Consulting qualquer responsabilidade pelas suas políticas e/ou práticas.

11.2. Exemplos desses terceiros poderão ser o Instagram, Linkedin, o Facebook ou o YouTube, através dos botões que poderão estar presentes no website da Yunit Consulting.

12. Transferências de dados para fora da União Europeia

12.1. Os seus dados serão tratados pela Yunit Consulting dentro do Espaço Económico Europeu.

12.2. Caso ocorram transferências de dados para países terceiros, não pertencentes à União Europeia ou ao Espaço Económico Europeu, a Yunit Consulting cumprirá com a lei, nomeadamente no que respeita à adequabilidade do país de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos que são aplicáveis a estas transferências, não sendo transferidos dados pessoais para jurisdições que não ofereçam garantias de segurança e proteção.

13. Os Menores

13.1. O website da Yunit Consulting não é dirigido a menores de 18 anos, pelo que solicitamos que estes menores não nos forneçam dados pessoais através do website da Yunit Consulting ou através de e-mails.

14. Dados Pessoais Sensíveis

14.1. A Yunit Consulting agradece que não nos envie e não nos dê a conhecer quaisquer dados pessoais sensíveis, ou seja, informações que revelem a origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, associação sindical, informações genéticas, informações biométricas, dados relativos à saúde ou dados relativos a vida sexual de uma pessoa natural ou a orientação sexual.

14.2. Caso ainda assim nos envie ou dê a conhecer essas categorias de dados pessoais, estes serão imediatamente apagados.

15. Alterações à Política de Privacidade

15.1. A Yunit Consulting reserva-se no direito de reajustar ou alterar a presente Política de Privacidade, a qualquer momento, sendo essas alterações publicitadas.

16. Os nossos detalhes de contactos

16.1. Caso tenha alguma dúvida ou questão relacionada com esta Política de Privacidade por favor contacte-nos por escrito através do email: marketing@yunit.pt

17. Última Versão

17.1. 10 de julho de 2023. Lisboa, Portugal