Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Top 3 - Vantagens de investir em Fundos I&D via SIFIDE

03 11 2022 Benefícios Fiscais
Top 3 - Vantagens de investir em Fundos I&D via SIFIDE

Sabia que 30 de dezembro de 2022 é o prazo limite para subscrever Unidades de Participação de Fundos de Investimento em I&D e para usufruir do benefício fiscal SIFIDE ainda neste exercício fiscal? Está a par dos detalhes do processo?
A pensar na importância e complexidade desta operação para as empresas, vamos partilhar consigo 3 vantagens essenciais para não deixar passar esta oportunidade.

O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial é um instrumento fiscal que visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o esforço e o financiamento da I&D.

Em 2021, o valor de Benefícios Fiscais atribuídos às empresas, em Portugal, ultrapassou os 2,4 mil milhões de euros. Cerca de 1,34 mil milhões de euros correspondem a isenções ou reduções da taxa de IRC, o que permitiu às empresas um retorno dos seus investimentos e um reforço da sua tesouraria.

Top 3 Vantagens

 

  1. Acessibilidade
    Acessível para todas as empresas. O SIFIDE pode ser utilizado por organizações que, não realizando internamente atividades de I&D, investem em Fundos de Investimento em I&D.
  2. Benefício Fiscal até 82,5% - Por dedução das despesas em I&D à coleta de IRC
    A subscrição do fundo ainda em 2022 contribui para um efeito imediato e positivo na tesouraria da sua empresa.
    O valor investido pode ser incluído na candidatura ao SIFIDE. Desta forma, estas empresas podem usufruir da dedução à coleta do IRC que pode ascender a 82,5% do montante investido e, ainda, contribuírem para a meta de 3% do PIB no que diz respeito ao Investimento em I&D nacional.
  3. Competitividade
    Investir em I&D é uma aposta no futuro. A procura pela inovação é fundamental para assegurar a competitividade, impulsionar o negócio e o posicionamento da sua organização.

Para usufruir do benefício fiscal ainda neste exercício fiscal, o prazo limite de aquisição das Unidades de Participação é 30 de dezembro deste ano. A candidatura ao SIFIDE deverá ser apresentada até ao final do mês de maio do próximo ano.


COMO ESCOLHER UM FUNDO DE INVESTIMENTO

Estratégia de investimento: Identificar os setores alvo, ou requisitos específicos do Fundo, para validar se são coerentes com a estratégia e posicionamento da empresa investidora. Há fundos especializados em investimento em empresas por setor, por exemplo, TIC, Saúde ou Indústria; outros, exigem o cumprimento de critérios de sustentabilidade ESG – Environmental, Social and Governance.

Equipa: Avaliar a experiência dos gestores responsáveis.

Processos internos: Analisar como são avaliadas as oportunidades de investimento, quais os critérios considerados e a sua ponderação para o resultado.

Comissões cobradas: Identificar os valores associados.

ESTAMOS AQUI PARA APOIAR A SUA EMPRESA

Yunit apoia-o na identificação dos Fundos de Investimento em I&D mais ajustados aos critérios de investimento da sua empresa, apresentando-o aos responsáveis pelos Fundos, e na elaboração e submissão da candidatura SIFIDE.

Saiba mais na nossa brochura ou contacte-nos através do email contacto@yunit.pt.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.