Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Talentos Y - Conheça o lado B do Sandra Ferreira

05 12 2024
Talentos Y - Conheça o lado B do Sandra Ferreira

Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit?

Venho da Póvoa de Varzim e sou licenciada em Economia. O meu percurso profissional é bastante diversificado. Iniciei a minha carreira na área comercial, onde permaneci durante 8 anos, focando-me na gestão de clientes e na coordenação de equipas de vendas. Seguidamente, trabalhei durante 10 anos num grande grupo do setor têxtil, acumulando experiência em contabilidade, gestão financeira de projetos de investimento e incentivos fiscais. Nos últimos 3 anos nesse grupo, assumi a responsabilidade pelo sistema de gestão da qualidade, o que me proporcionou uma sólida capacidade de organização, (re)estruturação de processos, cálculo e análise Kpi´s e monitorização de eficiência de processos além da coordenação de auditorias internas e externas. Após essa experiência, aceitei um desafio numa empresa de consultoria de incentivos financeiros e fiscais, onde exerci funções de Diretora do Departamento de Gestão de Projetos.

Atualmente, exerço funções de consultora na Yunit há cerca de 2 anos, onde aplico o meu know-how resultante da minha experiência acumulada nas áreas de coordenação de equipas, gestão da qualidade, gestão de projetos e incentivos fiscais, bem como a contabilidade, potenciando e otimizando os projetos em que estou envolvida.

Diz-nos um projeto ou momento que te tenha motivado especialmente ou desafiado de uma maneira inesperada.

Um momento particularmente motivador e desafiador foi o acompanhamento de um projeto de um cliente que enfrentou diversos obstáculos durante a sua implementação. Desde o início, tornou-se evidente que, embora o projeto tivesse sido aprovado, a sua execução não seria linear. O cliente deparou-se com imensos constrangimentos, ponderando mesmo desistir do projeto. Foi neste cenário desafiador que tive a oportunidade de intervir de forma decisiva, com adoção de uma abordagem proativa. Foram analisados minuciosamente cada um dos problemas, procedeu-se ao seu devido enquadramento e agiu-se em conformidade por forma a ultrapassá-los.

O que inicialmente parecia um cenário crítico rapidamente se transformou numa experiência de aprendizagem e resiliência. O nosso compromisso em assegurar que o cliente não apenas prosseguisse com o projeto, mas também atingisse todos os objetivos estabelecidos, tornou-se a nossa prioridade.

O resultado final foi surpreendente: o cliente não só executou todos os investimentos, como também teve um impacto significativo na sua atividade. Este caso reafirmou a importância de um acompanhamento rigoroso e da necessidade de estar sempre atento às mudanças e necessidades do mercado. Além disso, evidenciou o valor da proximidade e da parceria que a Yunit estabelece com os seus clientes, demonstrando que, mesmo em face de
desafios, é possível criar um impacto positivo e significativo. Esta experiência não apenas me motivou, mas também fortaleceu a minha convicção no papel transformador que podemos desempenhar na trajetória das PME.

Como descreverias a cultura da Yunit?

Informal, inovadora e colaborativa

Que conselho darias a alguém acabado de aterrar na Yunit? 

Procurar entender a cultura da empresa, networking, ser proativo, ter opinião crítica, saber ouvir e manter uma atitude positiva.

Se não tivesses enveredado por trabalhar numa Consultora, existe algum outro setor de atividade que terias escolhido?

Talvez no setor têxtil numa empresa industrial, pois é para mim um desafio enriquecedor compreender seus processos produtivos, estruturas organizacionais, metodologias e procedimentos adotados, permitindo-me compreender a organização e contribuir para a otimização e potencialização de seus projetos.

Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia!

Em relação a hobbies, gosto de andar de bicicleta com meu filho. No futuro, tenho interesse em explorar a prática de uma atividade desportiva mais radical com ele, embora ainda não tenha definido qual atividade específica.

Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de partilhar connosco?

Livro: Paixões e Caprichos_Julia Quinn
Viagem: Samaná

 

LADO B

 

Qual é a tua ideia de felicidade?  A minha ideia de felicidade passa por coisas simples como disfrutar de momentos alegres na companhia da minha família especialmente do meu filho.

Qual é a tua característica mais marcante? Persistência.

Que característica gostas mais em ti? Foco no objetivo.

Que característica gostas mais nos outros? Transparência

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? Telepatia

Não consegues viver sem o quê? Sem a alegria e a energia positiva do meu filho.

Diz-nos uma música que adores e te tenha acompanhado nos últimos meses? 

Alive- Pearl Jam

 

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.