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SICE Internacionalização das PME – Portugal 2030 – Candidaturas Abertas

28 06 2024 PT2030 | Investimento e Financiamento
SICE Internacionalização das PME – Portugal 2030 – Candidaturas Abertas

De Portugal para o Mundo - Tudo o que precisa de saber sobre o Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME

Estão abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial (SICE) à Internacionalização das PME, no âmbito do Portugal 2030. Da presença em feiras internacionais, à captação de novos clientes em mercados internacionais. Neste artigo vai poder ficar a conhecer tudo sobre o novo aviso à Internacionalização das PME.

 

1. O que é o SICE Internacionalização das PME?

2. Tipologias de Projetos

3. Empresas beneficiárias

4. Montantes e Taxas de Financiamento

5. Período de Candidaturas

6. Despesas Elegíveis

7. Domínio das Operações

8. FAQs Internacionalização 

9. Apoio Yunit 

 

//O que é o SICE Internacionalização das PME - Operações Individuais?

O Sistema de Incentivos à Internacionalização é um incentivo tem como objetivo capacitar as Operações individuais promovidas por PME, que visem a entrada em novos mercados com vista ao aumento das exportações, desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a Internacionalização.

//Tipologias de Projetos

São suscetíveis de apoio os projetos individuais de internacionalização que visem ações nos seguintes domínios:

  1. O conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  2. A presença online e e-commerce;
  3. A criação e promoção internacional de marcas;
  4. O marketing internacional;
  5. Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  6. As certificações específicas para os mercados externos.

//Empresas beneficiárias

São elegíveis para o SI Internacionalização as pequenas e médias empresas (PME) que, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica com contabilidade organizada, que pretendam internacionalizar o seu negócio. 

Âmbito Setorial:

São elegíveis as operações inseridas em todas as atividades económicas, que visem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com relevante criação de valor económico para as regiões alvo ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e não digam respeito a serviços de interesse económico geral. Não são elegíveis os empresas que desempenhem atividades num dos seguintes setores:

A) Financeiras e de seguros; Defesa; Lotarias e outros jogos de aposta;

B) Setor da pesca e da aquicultura; Setor da produção agrícola primária, os auxílios para participação em feiras e os auxílios à inovação em matéria de processos e organização.

//Montantes e Taxas de Financiamento

Montante de Investimento Mínimo:

No que toca aos limites e Taxas de Financiamento, são elegíveis os projetos que apresentem um montante mínimo de investimento elegível de 200.000€ (duzentos mil euros). 

Delimitação dos Programas:

Os programas financiadores do SI à Qualificação e Internacionalização das PME são o Programa Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030) e os Programas Regionais de Lisboa (Lisboa 2030) e do Algarve (Algarve 2030), sendo distribuição orçamental efetuada com base nos seguintes princípios:

  • Nos investimentos localizados nas regiões menos desenvolvidas NUTS II Norte, Centro e Alentejo, o PITD (COMPETE 2030) financia todas as operações;
  • Nos investimentos localizados nas regiões NUTS II de Lisboa e Algarve, os Programas Regionais financiam as operações localizadas nas respetivas regiões.

Taxas de Financiamento

A taxa máxima do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME é de 40%, sendo que o incentivo máximo por operação é de 315 mil euros, com exceção da NUTS II do Algarve.

Este aviso conta com uma dotação orçamental de 32 milhões de euros, sendo que a sua distribuição será efetuada como consta na Tabela 1: Distribuição da Dotação Orçamental por Região

 Dotação Orçamental - SICE Internacionalização das PME

Tabela 1: Distribuição da Dotação Orçamental por Região

//Período de Candidaturas

O formulário de candidatura estará disponível no dia 7 de julho de 2024, sendo a análise e decisão das candidaturas efetuada por fases:

1ª Fase: Até 31/09/2024 (17 horas)

2ª Fase: Até 30/12/2024 (17 horas)

 

//Despesas Elegíveis

No âmbito deste aviso, são elegíveis os seguintes custos, desde que diretamente relacionados com o desenvolvimento da operação:

  • Contratação de profissionais qualificados, incluindo salário base e encargos sociais obrigatórios, exceto ajudas de custo;
  • Participação em feiras e exposições internacionais, incluindo aluguer de espaço e montagem e operação do stand;
  • Consultoria especializada por consultores externos, não contínuos ou periódicos, incluindo despesas com contabilistas ou auditores, certificação de produtos, registo de marcas, domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrônicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
  • Consultoria especializada para incorporar princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), incluindo auditorias e certificações ambientais como Rótulo Ecológico e EMAS;
  • Outras despesas de promoção da internacionalização, incluindo prospeção de novos clientes e ações promocionais em mercados externos. Domínio das Operações

Conheça em detalhe as despesas elegiveis do SICE - Internacionalização das PME - Operações Individuais na nossa ficha de resumo

//Domínio das Operações

Os domínios de operações podem ser abordados em duas categorias principais: inovação de marketing e inovação organizacional. A inovação de marketing envolve a implementação de uma nova abordagem ao marketing-mix (produto, preço, distribuição/logística e promoção) na oferta de bens transacionáveis. Esta inovação abrange tanto elementos tangíveis, como a qualidade, design e embalagens, quanto intangíveis, como a imagem e a marca. O objetivo é melhorar a qualidade do produto, promovê-lo e distribuí-lo de foma eficiente em mercados-alvo definidos, a preços competitivos, criando um posicionamento diferenciado e valioso. Para isso, utiliza-se ferramentas de marketing sofisticadas, tanto tradicionais (outbound), como publicidade e stands em feiras, quanto digitais (inbound), como design de websites, marketing viral e otimização de motores de busca.

A inovação organizacional, por sua vez, consiste na implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. Isto inclui a qualificação e desenvolvimento dos recursos humanos, a adoção de um modelo de gestão orientado para a inovação aberta (market oriented) e a implementação de sistemas de gestão que conciliem a vida profissional, pessoal e familiar, certificada por entidades acreditadas. objetivo é aproximar os produtos e serviços das necessidades dos clientes, promovendo um ambiente de trabalho que valorize a inovação e a conciliação entre vida profissional e pessoal. Ambas as categorias visam aprimorar a competitividade e a capacidade de adaptação das empresas às exigências dinâmicas do mercado.

 

//FAQs Internacionalização

1. Como Internacionalizar uma Empresa/Negócio?

A internacionalização é um passo ousado para muitas PME, mas não deve ser encarada como um obstáculo e sim como um desafio e uma oportunidade para conquistar novos mercados e aumentar a competitividade. Há 7 tópicos que são essenciais ter em consideração antes de avançar. Motivação, Propensão Internacional do Produto/Negócio, Diferenciação da Concorrência, Avaliação da Mudança, Direção do Processo, Financiamento Necessário, Abordagem ao Mercado.

O Sistema de Incentivos à Internacionalização e uma equipa especializada são fundamentais para ajudar a reduzir o risco da internacionalização e marcar o início de uma nova fase de crescimento nas Empresas Portuguesas.

 

2. Quais as Vantagens da Internacionalização?

Internacionalizar é uma estratégia que pode trazer muitas vantagens para o crescimento das Empresas, que a adotem. As vantagens da internacionalização variam consoante os diferentes objetivos das empresas, no entanto, há vantagens que estão inerentes a praticamente todos os modelos de negócio, nomeadamente:

  1. Aumento do volume de negócios: Entrar em novos mercados aumenta a probabilidade de captar novos clientes e novas vendas. 
  2. Diversificação de Riscos: Operar em múltiplos mercados reduz a dependência de um único mercado, minimizando os riscos associados a flutuações económicas locais ou outros eventos que possam ocorrer.
  3. Economias de Escala: A produção em maior escala pode reduzir os custos unitários, aumentando a eficiência e a competitividade.
  4. Acesso a Novos Recursos: Empresas podem aproveitar recursos, tecnologias e talentos disponíveis em outros países.
  5. Notoriedade Marca: Uma presença internacional pode fortalecer a imagem da marca, conferindo-lhe prestígio e reconhecimento global.

 

3. As missões empresariais ou as missões inversas são elegíveis no âmbito do SI Internacionalização das PME?

Sim. As missões empresariais ao exterior e as missões inversas (visitas de entidades internacionais às instalações em território nacional) são enquadráveis nas ações de prospeção e captação de novos clientes em mercados externos, definidas nos pontos i) e ii) da alínea c) do n.º1 do art.º 51 do RECI. Os custos elegíveis enquadráveis nestas ações incluem:

  1. Serviços específicos (aluguer de espaços e equipamentos, decoração de espaços promocionais e serviços de tradução);
  2. Deslocações e alojamento;
  3. Estudos, aquisição de informação e consultoria específica. Estes custos correspondem à contratação de serviços de consultoria a terceiros, podendo vir a ser estabelecidos limites máximos sobre os custos de deslocação e alojamento para cada ação.

 

4. As empresas de serviços podem internacionalizar o seu modelo de negócio?

Sim, empresas de serviços podem e devem considerar a internacionalização. Aqui estão algumas estratégias de internacionalização que podem ser aplicadas às empresas de serviços:

  1. Exportação de Serviços: Oferecer serviços diretamente a clientes internacionais através de plataformas digitais ou por meio de viagens e contratos temporários.
  2. Parcerias e Alianças: Formar parcerias com empresas locais para oferecer serviços combinados ou complementaridades.
  3. Abertura de Filiais: Abrir filiais ou escritórios em países estrangeiros para estar mais próximo dos clientes e compreender melhor o mercado local.
  4. Franchising: Licenciar o modelo de negócios a operadores locais que conhecem bem o mercado e a cultura.
  5. Presença Digital: Utilizar plataformas digitais e e-commerce para alcançar clientes internacionais sem a necessidade de presença física.

A internacionalização pode oferecer vantagens significativas às empresas de serviços, como maior alcance de mercado, diversificação de riscos e aumento da notoriedade de marca. Comece a preparar o seu processo de internacionalização, conte com uma equipa especializada, conte com a Yunit. Agende já a sua reunião, aqui.

 

5. O que são Bens e Serviços Transacionáveis? 

O conceito de bens e serviços transacionáveis inclui os bens e serviços produzidos em setores expostos à concorrência internacional e que podem ser objeto de troca internacional demonstrado através de:

  • Vendas ao exterior – exportações;
  • Vendas indiretas ao exterior – venda de bens a clientes no mercado nacional que posteriormente venham a ser incorporados em outros bens destinados ao mercado externo;
  • Prestação de serviços a não residentes, devendo este volume de negócios encontrar-se declarado na contabilidade da empresa;

 

// Apoio Yunit – Fazer Grandes as PME

Na Yunit vai poder encontrar um apoio ajustado às especificidades do seu projeto com vista ao sucesso da sua candidatura!

1. Análise dos investimentos e enquadramento;

2. Elaboração da análise estratégica e estudo de viabilidade:

  • O negócio;
  • O mercado;
  • A formulação da estratégia;

3. Estudo de viabilidade económica e financeira.

4. Candidatura;

5. Apoio à implementação do projeto de investimento.

Na Yunit, o nosso papel passa por descomplicar e simplificar para os nossos clientes todo o processo de candidatura, otimizando o potencial de elegibilidade dos projetos de investimento: desde a realização de uma análise económico-financeira coerente, passando pelo alinhamento do projeto com os indicadores relevantes no âmbito da descarbonização, até à submissão da candidatura na plataforma específica, cujos formulários obrigam a uma série de conhecimentos e de competências.

O facto de sermos uma PME e termos lógicas e desafios semelhantes aos dos nossos clientes, coloca-nos numa posição privilegiada e de proximidade para sermos capazes de identificar e diagnosticar as mudanças e oportunidades do mercado, traduzi-las para o contexto de cada um dos nossos clientes e apoiar a sua mudança e adaptação para dar a melhor resposta e continuar a criar valor.

Só trabalhando desta forma é que conseguimos atingir taxas de sucesso na ordem dos 76% (SI I&DT, INT, QUAL e INOV), quando a média do mercado é de 41%.

 

Yunit Consulting: Juntos, vamos dar o Salto

Fonte: Compete 2030: SICE - Internacionalização das PME - Operações Individuais

Última atualização: 28 de Junho de 2024

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