Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Fusões e Aquisições | 5 Principais motivos e argumentos que levam as empresas a apostar nestas operações

13 11 2023 Corporate Finance
Fusões e Aquisições | 5 Principais motivos e argumentos que levam as empresas a apostar nestas operações

Seguindo as tendências internacionais, tanto as empresas como os empresários portugueses estão cada vez mais atentos à realidade das Fusões e Aquisições e ao consequente impacto nas estratégias de médio-longo prazo das organizações.

Este facto é observável através de um aumento do dinamismo no mercado nos últimos anos, salientando-se que, na primeira metade de 2023, foram registadas um total de 263 operações, num montante de 4.865 milhões de euros (segundo dados da TTR Data, maioritariamente em áreas como o Real Estate, seguido de Internet, Software & IT Services).

Neste sentido, importa compreender porque motivos recorrem os empresários e gestores às Fusões e Aquisições e quais são as principais vantagens.

 

1. Acelerar crescimento

A razão mais comum para as operações de M&A (Mergers & Acquisitions) assenta na procura por acelerar o crescimento da empresa, sendo ainda mais relevante em mercados maduros e estagnados onde é difícil obter crescimentos significativos. Assim, as M&A podem traduzir-se numa forma singular de acelerar de forma significativa o crescimento da empresa, aumentando a quota de mercado, criando valor para sócios ou acionistas por via das economias de escala.

 

2. Aquisição de ativos únicos

As M&A são também uma estratégia de excelência para adquirir ativos únicos que, de outra forma, poderiam demorar anos/décadas a ser obtidos com um elevado risco de insucesso no percurso (marcas ou I&D). Estes fatores permitem aumentar a notoriedade global da empresa ou obter vantagens competitivas no mercado para lançamento de novos produtos e/ou melhorias nos produtos atuais.

 

3. Sinergias

Os aumentos de dimensão resultante de aquisições possibilitam a geração de sinergias (poupanças obtidas através de concentração de custos administrativos, logísticos ou descontos obtidos por aquisições em maiores quantidades). Destaca-se que a opção por um processo de M&A de integração horizontal, terá tradicionalmente como alvo uma empresa concorrente, reduzindo os custos comuns.

 

4. Alargamento da Cadeia de Valor

Não obstante, uma operação de M&A associada à integração vertical permitirá a aquisição de um fornecedor ou cliente, aumentando o controlo da cadeia de distribuição do adquirente. Em muitos casos, obtêm-se não só sinergias significativas como também existe maior valor acrescentado decorrente de um controlo alargado do processo.

 

5. Diversificação

As M&A também são utilizadas numa lógica de diversificação para redução do risco. Para isso, podem ser realizadas aquisições em setores distintos do core business e contra cíclicos. Com uma estratégia adequada de M&A é possível reduzir a exposição a choques externos, compensando períodos de adversidade, com ganhos em outras atividades.

 

Assim, deverá em primeiro lugar validar devidamente se as motivações para avançar com uma estratégia de M&A se encontram alinhadas com a estratégia global da sua organização. 

E, claro, garantir que trabalha com uma equipa especializada, focada na criação de valor para o seu negócio, que o ajuda a credibilizar o processo junto dos potenciais compradores, vendedores e instituições financeiras, para que conclua a operação com sucesso.



A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO

Para mais informações agende uma reunião sem compromisso com os nossos especialistas através do número!

Agende aqui a sua reunião

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.