Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Fusões & Aquisições: tendências positivas para 2022

03 02 2022 Corporate Finance
Fusões & Aquisições: tendências positivas para 2022

A retoma da atividade económica registada em 2021 favoreceu um aceleramento do mercado de Fusões & Aquisições, verificando-se um crescimento de 31% face ao período homólogo, num total de 553 operações 1. De acordo com o TTR, evidencia-se também que o volume de transações no 3º trimestre de 2021 (162) foi já superior ao último trimestre pré-pandemia (155). 

Complementarmente, o mercado apresenta uma rápida alteração de dinâmicas constatando-se uma aproximação às práticas de outros países europeus e/ou anglo-saxónicos sendo de referir:

  • Maior apetência por negócios com dimensão inferior a 10M€ (cerca de 26% do número total de transações em 2021 vs 20% em 2018) 1;
  • Crescimento do mercado de Private Equity com um total de 51 transações focadas nos setores de cerâmica, papel e plásticos, distribuição e saúde. Adicionalmente, as Sociedades de Capital de Risco (SCR) realizaram com sucesso vários processos de desinvestimento 1;
  • Elevado dinamismo de investimento em start-ups e negócios com elevado potencial de crescimento (venture capital) com a realização de 113 operações, maioritariamente na área da tecnologia e saúde. 

Perspetiva-se que as tendências positivas verificadas em 2021 sejam intensificadas pelas políticas lançadas no início deste ano pelo Banco Português de Fomento (BPF). Desde logo, destaca-se a Linha de Recapitalização Estratégica destinada a PME e MidCap que sejam de interesse estratégico nacional e que pretendam promover a expansão e consolidação de projetos empresariais bem como o desenvolvimento de novas áreas de negócios e produtos. Neste âmbito serão financiadas através de instrumentos de capital e quase capital. Adicionalmente, refira-se a Linha de Fundos de Capital de Risco (1º Concurso) que prevê apoiar projetos que ainda não tenham operado no mercado, com menos de 7 anos desde a primeira venda comercial ou empresas que pretendam entrar num novo mercado de produto ou geográfico. Com uma dotação de 98M€, o financiamento será concretizado através de instrumentos de capital e quase capital via SCR em setores tão diversos como alimentar, biotecnologia, saúde serviços financeiros, entre outros. Por fim, salienta-se ainda abertura do Programa Consolidar que prevê apoiar PME e MidCap impactadas pela pandemia, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação. Neste momento, o Programa aguarda pelas candidaturas das SCR que irão posteriormente realizar os investimentos. Desta forma, conclui-se que o Banco Português do Fomento abre novas perspetivas de capitalização para as PME e MidCap por via direta ou indireta (SCR) contribuindo de forma decisiva para o crescimento do mercado de Fusões & Aquisições em Portugal.

 

1Annual Report 2021 – Iberian Market, Transactional Track Record (TTR)

Paulo Isidoro | Consultor

O sucesso da sua operação depende da parceria certa. Juntos vamos dar o salto!

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO

Para mais informações agende uma reunião sem compromisso com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para: contacto@yunit.pt

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.