Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Entrevista Yelco - Finalista 4ª edição do Prémio Heróis PME – Categoria Geral

21 07 2022
Entrevista Yelco - Finalista 4ª edição do Prémio Heróis PME – Categoria Geral

"Acima de tudo nunca desistam daquilo que acham que é o caminho que deve ser trilhado. Os obstáculos existem não para nos fazer parar, mas para nos fazer adaptar a uma realidade que nós não estamos à espera, e que tudo isso serão os próximos fatores de sucesso. "

A Yelco nasceu no lugar certo e na hora certa. Dois sonhadores com paixão suficiente para acreditar, loucos o suficiente para fazer acontecer. Hoje são 49. Com novos sonhos, novas ambições e desafios cada vez mais audaciosos. Essa audácia valeu-lhes o título de finalistas da 4ª edição dos Prémios Heróis PME (Categoria Geral).

Nesta entrevista vamos conhecer melhor o percurso da Yelco, um grupo agregador de soluções no setor das telecomunicações que trabalha diariamente para que transformação digital possa ser uma base para um futuro cada vez mais democrático, mais próximo e mais inclusivo.

1 - Para quem ainda não conhece a sua empresa: descreva a missão e quais as suas áreas de atuação.

O grupo Yelco tem como missão operar em diversas vertentes do mercado das telecomunicações. Dentro do grupo Yelco temos 3 cadeias de ação:

  • A Yelco Consulting que se foca atualmente no desenvolvimento de ferramentas de software à medida para operadoras, para ajudar a desenvolver projetos de fibra ótica a nível nacional e internacional.
  • A Yelco Technologies que desenvolve soluções à medida para redes de fibra ótica. Para além disso, oferece também uma gama de produtos complementares, tornando-se numa empresa com uma oferta de A a Z, para todos os operadores em diversas áreas.
    Mais recentemente começámos a trabalhar a área da sustentabilidade, através da implementação de sistemas de medição e de controlo de águas dentro dos grandes abastecedores de água, para evitar desperdício deste recurso tão precioso.
  • Temos ainda a Twoosk, um Marketplace online para o setor de telecomunicações, que junta profissionais de todo o mundo para otimizar e facilitar a sua jornada digital. Com a Twoosk, os vendedores podem desenvolver os seus negócios através do aumento da sua visibilidade e da sua pegada digital em novos mercados. A nossa plataforma conecta-os a centenas de compradores que procuram pelas melhores soluções para os seus projetos.

2 - Quais foram os projetos mais impactantes e que trouxeram mais reconhecimento ou desafios à organização? O que foi fundamental para terem dado o salto?

Começámos em 2014 muito focados nos problemas de duas grandes operadoras portuguesas (Vodafone e NOS). Foi através destes desafios, onde desenvolvemos produtos à medida que resultaram numa melhoria substancial das operações destas empresas, que alcançámos outro patamar.

Outro projeto que nos tem trazido também grande visibilidade é a própria Twoosk, o Marketplace para profissionais das Telecomunicações. Embora bastante aliciante, é também bastante desafiante por nos encontramos num mercado muito tradicional e muito pouco aberto à mudança, mas que achamos que a pandemia nos trouxe várias oportunidades para que as empresas estejam mais cientes para a necessidade de fazerem a transição para o digital.

3 - O que levou a empresa a candidatar-se aos Prémios Heróis PME?

O facto de saber que atingimos o grau de maturidade certo para dar a conhecer a nossa história e que conseguimos inspirar outras PME a não desistir e que é possível acreditar e dar o salto mesmo em circunstâncias adversas.

4 - O que é que a distinção "Prémio Heróis PME" representa para a sua equipa e empresa?

Representa o reconhecimento de uma cultura que nós criámos, onde obviamente, tudo o que é tecnologia, tudo o que é transformação digital, tudo o que é sustentabilidade, está alicerçado na nossa cultura e o reflexo do sucesso dessa mesma cultura é agora o reconhecimento por parte da Yunit.

5 - Que conselho daria a uma PME que esteja a passar por um momento desafiante?

Acima de tudo nunca desistam daquilo que acham que é o caminho que deve ser trilhado. Os obstáculos existem não para nos fazer parar, mas para nos fazer adaptar a uma realidade que nós não estamos à espera, e que tudo isso serão os próximos fatores de sucesso. 

Quantos mais e melhores desafios aparecerem no nosso dia-a-dia e quanto melhor os ultrapassarmos, maior será também a nossa capacidade de enfrentarmos depois problemas maiores e é aí que se encontra o crescimento.



  • Conheça a história da Yelco
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.