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Para garantir o sucesso da operação para os sócios e investidores, partilhamos consigo 4 aspetos a considerar antes de iniciar o processo de venda/angariação de capital.
1. Motivo da Operação
Antes de avançar com uma Operação, os sócios/accionistas devem definir os principais objetivos e motivações. Podem existir lógicas drasticamente distintas com impactos em todo o processo negocial (ex. venda a 100% por ausência de sucessão vs angariação de capital para expansão). Neste sentido, devem ser definidas determinadas condições, como a participação social a alienar, período de transição (disposição dos sócios para apoiarem novos proprietários), gestão de ativos core (ex. imóvel propriedade dos sócios), entre outros fatores críticos.
2. Preparar a contabilidade
No decorrer da sua atividade, as empresas encontram-se preparadas para ser funcionais e eficientes, podendo não ser considerados alguns aspectos relevantes numa lógica de valorização da organização.
Assim, numa lógica de preparação, alguns aspectos com relevância devem ser identificados e monitorizados, nomeadamente:
Rendimentos e gastos não operacionais;
Ativos extras operacionais (ex. imóveis);
A dívida bancária e disponibilidades de caixa;
Variações significativas de fundo de maneio;
Acréscimos, diferimentos ou outros fatores contabilísticos.
3. Equipa de Gestão e RH
No que diz respeito aos RH, existem também um conjunto de fatores que devem ser acautelados:
Independência face ao CEO na tomada de decisões não estratégicas (evitar lógicas de one man show);
Existência de linha de gestão capaz de assegurar o desenvolvimento do negócio após a saída dos sócios;
Competências internas ao nível da área comercial, financeira, administrativa e recursos humanos.
Neste sentido, a preparação de uma segunda linha de gestão é um fator de sucesso numa transação, que poderá também ter impacto na valorização.
4. Efetuar uma Avaliação do Negócio
Um processo de venda de empresa/angariação de capital é uma transação negocial entre duas partes, onde cada uma irá procurar maximizar as suas vantagens.
Neste sentido, é imperioso compreender o real valor da Empresa e dos seus Capitais Próprios de forma a ter um conhecimento aprofundado do seu valor da e, em simultâneo, realizar uma negociação baseada num valor sólido e adequado.
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