Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Como identificar o momento ideal para alienar a minha sociedade?

04 02 2025 Corporate Finance
Como identificar o momento ideal para alienar a minha sociedade?

Como identificar o momento ideal para alienar a minha sociedade?

O mercado das Fusões e Aquisições está em crescimento naquilo que é o paradigma económico português, aproximando-se dos comportamentos e dinâmicas de economias mais desenvolvidas. Neste sentido, observa-se um crescimento do início voluntário de processos de M&A (“Mergers and Acquisitions”, traduzindo-se para Fusões e Aquisições) por empresas e empresários portugueses.

Historicamente, a importância destes processos em Portugal era residual e geralmente reativa, fruto de abordagens de empresas internacionais ou da inexistência de sucessão para os sócios/acionistas. Contudo, este cenário tem sofrido alterações, e verifica-se uma posição mais ativa dos principais intervenientes do setor de M&A em Portugal, por três razões principais: maior literacia financeira dos empresários, proliferação das Sociedade de Capital de Risco e crescimento para maior competitividade internacional.

Do ponto de vista do vendedor, é fundamental iniciar o processo de M&A num momento que permita a maximização do Preço da transação, pelo que o início voluntário do processo, num período em que a empresa se encontre saudável, poderá ser muito relevante. Uma postura reativa, seja a uma abordagem, a dificuldades sentidas ou a alterações da estrutura da sociedade, poderá resultar na alienação por valores menores.

Cientes dos fatores previamente mencionados, e da procura ativa por oportunidades de negócio, muitos empresários começam, voluntariamente, a iniciar processos de venda com expectativa de efetuar um cash-out significativo. Assim, cada vez mais se observa o aparecimento de empresas saudáveis à procura de comprador.

A correta identificação de fatores quantitativos e qualitativos poderá ser a base de identificação do momento ideal para a venda da sociedade. Neste sentido, destacam-se os seguinte fatores-chave:

  • Receitas

Idealmente, a empresa deverá estar numa fase de crescimento das Vendas / Prestação de Serviços. Mesmo que o crescimento não seja acelerado, importa ter um percurso de crescimento sólido e sustentado, além de perspetivas de manutenção do crescimento no futuro. Projetos de Inovação e Desenvolvimento com previsão de resultar em Receitas poderão ser uma mais-valia.

  • Margens

Receitas elevadas por si só poderão não significar uma estrutura produtiva eficiente. Assim, importa que a sociedade a alienar apresente margens operacionais (Margem Bruta e EBITDA) interessantes e, preferencialmente, acima da média do setor.

  • Fundo de Maneio

Assim como as Margens devem acompanhar as Receitas, também o Fundo de Maneio (mais propriamente, a evolução das rubricas que constituem o Fundo de Maneio) deve acompanhar os resultados obtidos. Apenas assim, é possível ter uma visão precisa da performance da empresa e estimar Free Cash Flows, indicador de relevância para investidores.

  • Nível de Endividamento

Apesar de muitas vezes subestimado, o recurso ao financiamento externo não é um fator depreciativo, mas sim recomendável, uma vez que em níveis moderados permite o aumento do valor das sociedades. Uma empresa otimizará o seu Preço, no momento de uma transação, se apresentar montantes de dívida controlados, e cujos resultados operacionais permitam a sua cobertura em poucos exercícios, caso necessário.

  • Estrutura organizacional para saída da Gerência

Além da saúde financeira, também é muito importante que a sociedade esteja operacionalmente preparada para prosseguir com a sua evolução, após a saída dos sócios/acionistas. Por conseguinte, uma sociedade poderá maximizar o Preço da transação quando a sua estrutura organizacional esteja apta a assegurar a transição da liderança, com o mínimo impacto.

Embora muitos outros fatores sejam tidos em conta por investidores na análise de targets, seja na Due Dilingence, seja em fases mais precoces, os supramencionados têm influência significativa na identificação do momento ideal da alienação de uma sociedade.

Em última instância, o Preço será sempre o resultado da negociação entre as partes, mas a preparação atempada e a decisão de alienar no momento certo, seguramente, desempenharão um papel relevante na maximização do mesmo.

A Yunit Consulting possui uma equipa de Corporate Finance qualificada e capaz de o apoiar, não só a identificar o melhor momento para alienar a sua sociedade, como também durante todo o processo de alienação da sociedade.

 


Yunit Consulting: Juntos, vamos dar o Salto

Última atualização: 4 de fevereiro de 2025

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.