A 2.ª Edição da Call Turismo + Crescimento está em andamento, apresentando-se como uma oportunidade única para projetos e empresas do setor do Turismo em Portugal.
Quais os três pilares estratégicos fundamentais?
- Aumentar a Competitividade da Oferta Turística: A iniciativa procura impulsionar empresas que tenham um impacto tangível no reforço da oferta turística de Portugal, seja por meio de expansão, internacionalização ou melhorias na competitividade.
- Melhorar a Experiência do Turista: Projetos que visam a melhoria da experiência do turista em Portugal são altamente valorizados. Isto abrange inovações que aumentem a qualidade dos serviços turísticos, desde a produção até a comercialização de produtos e serviços.
- Promover a Eficiência Empresarial: A Call incentiva a eficiência das empresas participantes, procurando otimizar processos, promover a sustentabilidade e facilitar sinergias comerciais para alavancar o crescimento económico sustentável do setor.
Quem pode beneficiar?
São elegíveis projetos/empresas:
- Em operações de capitalização de empresas indutoras de crescimento da atividade turística, através de projetos de expansão, internacionalização ou de melhoria da competitividade e que já tenham iniciado a produção/comercialização dos seus produtos/serviços;
- Em operações de Build Up com o objetivo de mitigar a atomização do setor, mediante processos de fusão e consolidação de empresas, através de modelos de intervenção que permitam, numa lógica de capital de risco, agregar funções de back-office (financeira, compras, gestão de recursos humanos) e de criação de sinergias comerciais, ainda que com graus de autonomia de negócio relevante.
- Serão privilegiados os projetos/empresas localizados nos territórios de baixa densidade.
Quais os Critérios de Elegibilidade?
As empresas constituídas e a constituir, que cumpram o seguinte:
Localização em Portugal: Continente e Ilhas.
Equipa Multidisciplinar: Com conhecimento do setor, visão de negócios alinhada e competências necessárias para o desenvolvimento e gestão do empreendimento.
Contribuição para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Soluções que promovam a sustentabilidade ambiental tais como:
- A desmaterialização de processos e serviços (exemplo: appkey em vez de chave-cartão, copos de vidro, dispensadores de amenities em vez de monodoses, etc)
- A reciclagem, reutilização e redução de resíduos (recicláveis e bio resíduos)
- A integração de energias limpas (exemplo – painéis solares);
- A eficiência energética (ao nível dos equipamentos, dos processos e dos materiais – redução de perdas de calor, equipamentos eficientes, etc);
- A eficiência hídrica (sistemas de redução/gestão eficiente de caudais, aproveitamento de águas, circuitos integrados ou circulares de águas, );
- A Mobilidade Inteligente (parcerias com agentes locais, disponibilização de equipamentos ecofriendly = mobilidade suave, etc).
Adesão ao Programa Empresas Turismo 360º do Turismo de Portugal.
Cumprimento Legal e Situação Financeira Equilibrada: Registo, licenciamento, contabilidade organizada, situação económico-financeira equilibrada e situação regularizada perante os órgãos fiscalizadores (Registo Nacional do Turismo, Administração Fiscal e a Segurança Social)
Processo de Avaliação - Quais os critérios a ter em conta?
Os projetos serão avaliados com base em vários critérios, incluindo:
- A equipa de gestão (capacidade de cada membro da equipa em enfrentar as exigências e desafios do projeto, etc.)
- Solução e proposta de valor (grau de novidade da solução e como se irá distinguir no mercado)
- Concorrência (principais correntes, atuais e potenciais)
- Competitividade (vantagens competitivas e diferenciação da tecnologia ou do produto em relação aos já existentes no mercado)
- Estratégia de entrada no mercado (Time to market)
- Modelo de negócio(modelo de receitas e estratégia comercial)
- Necessidades atuais e subsequentes de financiamento (quantificação das necessidades atuais e subsequentes de financiamento e a forma de financiamento, avaliando, nomeadamente, a viabilidade de sindicação dos investimentos com outros investidores de capital de risco, nacionais e internacionais).
- Convergência para uma economia eficiente na utilização dos recursos (comprovativo dos benefícios do projeto para os ODS)
- Exit (estratégia definida para a saída da Portugal Ventures do capital social da empresa), entre outros.
Investimento: O ticket de investimento por empresa/projeto varia entre o mínimo de 150.000€ e o máximo de 1.500.000€
Candidaturas: Estão abertas até 7 de janeiro de 2024.
Sabemos que os desafios operacionais das linhas de financiamento ao turismo exigem dedicação, persistência e atenção diárias. Por isso, é fundamental preparar o projeto com a ajuda de profissionais especializados para maximizar a probabilidade de aprovação.