Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

705 milhões para descarbonização da indústria portuguesa

01 02 2022 Investimento e Financiamento

Estão abertas até abril as candidaturas a apoios de 705 milhões para descarbonização da indústria. Podem candidatar-se empresas com atividades económicas no setores da indústria extrativa ou transformadora, bem como entidades gestoras de zonas industriais.

descarbonização da indústria portuguesa - yunit

 

O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência tem como base três dimensões estruturantes: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital. Em termos gerais, está previsto que o Plano de Recuperação e Resiliência totalize um total de cerca de 14 mil milhões de euros provenientes de fundos da União Europeia através de subvenções a fundo perdido e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos. Relativamente à dimensão da Transição Climática, destaca-se a Componente 11, relativa à Descarbonização da Indústria, que tem como objetivo promover a descarbonização do setor industrial e empresarial através da mudança de paradigma na utilização dos recursos, para acelerar a transição para a neutralidade carbónica. Ou seja, contribuir para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e, ao mesmo tempo, para promover a competitividade da indústria e das empresas, por via da sua descarbonização, redução do consumo de energia e da promoção de fontes endógenas de energia. Neste âmbito, abriu recentemente um aviso para Apoio à Descarbonização da Indústria, com dotação de 705M€, a fundo perdido com taxas diferenciadas consoante a tipologia de investimentos. Visa contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via da eficiência energética, do apoio às energias renováveis, com enfoque na adoção de processos e tecnologias de baixo carbono na indústria e na incorporação de energias de fonte renovável e armazenamento de energia.

Quais os domínios de intervenção?

  • Eficiência energética e projetos de demonstração nas PME ou grandes empresas e medidas de apoio que cumprem os critérios de eficiência energética;
  • Processos de investigação e de inovação, transferência de tecnologias e cooperação entre empresas, incidindo na economia hipocarbónica, na resiliência e na adaptação às alterações climáticas;
  • Energia renovável: solar;
  • Outras energias renováveis (incluindo a energia geotérmica);
  • Sistemas energéticos inteligentes (incluindo as redes inteligentes e sistemas de TIC) e respetivo armazenamento.

E o tipo de Beneficiários?

Empresas com atividades económicas nos Setores das indústrias: B - Extrativas ou C - Transformadoras. Entidades gestoras de zonas industriais.

Candidaturas

As candidaturas estão abertas apenas até 29 de julho de 2022. Saiba mais sobre as condições de elegibilidade, despesas elegíveis, etc. aqui.


Metodologia Yunit

  1. Enquadramento do projeto no âmbito das linhas de financiamento
  2. Elaboração do Plano de Negócios que apresenta o negócio, analisa o mercado, enquadra o projeto nas tipologias, concretiza a formulação da estratégia e estuda a viabilidade económica e financeira do projeto no contexto das linhas de financiamento. 
  3. Submissão da Candidatura
  4. Acompanhamento na Contratualização
  5. Apoio técnico na implementação financeira do projeto.

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO

Para mais informações agende uma reunião sem compromisso com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para: contacto@yunit.pt

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.