Contact us for more information
Para qualquer gestor, uma parte do tempo será necessariamente passada a fazer contas à vida da empresa. Será sempre preciso pensar cada gasto, cada investimento, e perceber se o retorno compensará o que se vai gastar. Valerá a pena investir numa feira internacional?
Há que pensar que as feiras são uma espécie de montra de cada sector de actividade. E que servem para descobrir as necessidades mais importantes em cada sector, bem como possíveis nichos de mercado que poderão ser uma boa aposta.
Estamos no tempo das redes sociais, dos telefones inteligentes e das tecnologias da informação. Há incontáveis novos tipos e meios de comunicação, métodos publicitários e de marketing em função disso. Mesmo assim, as feiras internacionais continuam a ter um papel muito relevante para o comércio mundial.
Quem decide apostar na presença de uma feira já tem ao seu dispor empresas full service: Proporcionam uma oferta global, pensando em todos os aspectos que esta situação envolve e vendendo uma espécie de serviço chave na mão.
O mundo das feiras, em vez de regredir por causa da concorrência ou das novas formas de publicidade e marketing, desenvolveu-se, e muito. Hoje, as feiras especializadas são vistas como locais essenciais de encontro dos agentes mais importantes de cada sector de actividade. Tornam possível o encontro, diálogo e negociação entre decisores, clientes, fornecedores…
Mudam-se os tempos, mas isso não afecta de forma negativa as feiras. Continuam a liderar, em relação a outras formas de comunicação mais sofisticadas ou inovadoras. E para isso também contribuem outras alterações…
Alguns sectores da economia, como a metalomecânica, a electrónica e as tecnologias da informação, têm sido aproximados pelo desenvolvimento tecnológico, com uma tendência crescente para se unificarem e concentrarem, o que justifica ainda mais a existência das feiras, que também acabam por fazer parte desse processo.
O fenómeno da globalização veio intensificar as trocas entre as economias a nível internacional, sendo que as feiras desempenharam um papel crucial neste acontecimento, afirmando-se assim, como plataformas de referência no panorama económico da aldeia global.
O sector das feiras cresceu sempre nos últimos anos, mesmo nas alturas de recessão mais significativa. E, até, nas épocas recentes em que houve quebra generalizada nos investimentos em comunicação, publicidade ou relações públicas.
Mesmo assim, pode pensar-se numa hipotética substituição futura das feiras actuais por feiras virtuais. Mas não parece muito provável que haja uma substituição total. Por enquanto, neste campo, não há nada que substitua satisfatoriamente a interacção pessoal com os visitantes, clientes, fornecedores, expositores, produtos e demonstrações. As feiras mostram que são e continuarão a ser uma montra essencial para a globalização e internacionalização das empresas. E a sua não vai querer ficar de fora.
Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.
I agree to the terms and conditions of the Yunit Consulting Privacy Policy, which I have read and understood.