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Não há dúvida de que Internacionalizar um negócio é um processo complexo, demorado, que carece de um grande esforço financeiro por parte das empresas e acima de tudo com um risco elevado, essencialmente para quem está a dar os primeiros passos.
Se estivéssemos a falar de internacionalização, sensivelmente, há 15 ou 20 anos atrás, provavelmente, esta estratégia teria de ser muito ponderada, o risco era, sem dúvida, elevado, e as barreiras à entrada em novos mercados eram muitas.
A verdade é que o panorama se inverteu e os números mostram-nos isso! Em, aproximadamente, 15 anos as exportações mais que duplicaram atingindo em 2022 os cerca de 120 mil milhões € face aos 47 mil milhões € em 2009.
O primeiro pico desta tendência de crescimento aconteceu em 2019 com um volume de exportações na ordem dos 93 mil milhões e, em 2022, voltámos a atingir novos recordes com 120 mil milhões de euros em exportações.
Existem vários fatores que justificam este crescimento, mas há um que merece destaque. Não há como negar que a digitalização tem sido um motor fundamental para acelerar os processos de internacionalização, reduzindo consideravelmente as barreiras à entrada em novos mercados.
Se antes a confiança, a afirmação da marca junto dos consumidores, a credibilidade eram barreiras à entrada em novos mercados internacionais, hoje, a realidade é bem diferente, não porque estes fatores deixaram de ser fundamentais, mas porque a digitalização promoveu uma globalização da comunicação. Hoje, torna-se mais fácil estabelecer relações internacionais, perceber quais são as necessidades específicas de cada mercado e, acima de tudo, desenvolver estratégias de comunicação ajustadas a essas mesmas necessidades.
Se se torna mais fácil comunicar e promover uma marca, produto ou serviço em mercados internacionais, persiste a questão da disponibilidade financeira das PME Portuguesas para sustentar a abordagem direta a esses mercados, uma vez que é .indispensável que sejam efetuadas viagens de prospeção comercial ou a participação em feiras, isto é, deslocações diretas aos mercados.
É aqui que entram os sistemas de incentivos à Internacionalização promovidos pelo Portugal 2030. Se Internacionalizar era um sonho, hoje pode tornar-se uma realidade. Com uma taxa de apoio de até 50% a fundo perdido em projetos de internacionalização com o limite de 500.000€, este sistema de incentivos é uma oportunidade para as empresas que tanto anseiam expandir os seus negócios reduzirem o risco de um processo de internacionalização ou até mesmo dar o salto que a sua empresa precisa.
Se o risco era o principal fator que gerava anseio no seu negócio, hoje esse risco pode ser transformado numa oportunidade! Não precisa de estar sozinho neste processo, a Yunit preparou um Roadmap de Acesso à Internacionalização em parceria com CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, composto por 3 etapas fundamentais:
Através desta iniciativa, as PME beneficiam de apoio de A a Z ao longo de todo o seu processo de internacionalização, desde a estratégia à prospeção comercial nos mercados selecionados. Só assim é possível potenciar as vendas e minimizar os imprevistos!
Quer esclarecer as suas dúvidas sobre este programa de incentivos? Garanta já o seu lugar na próxima Linkedin Live, online e gratuita, onde os nossos consultores respondem às questões mais frequentes dos empresários portugueses na hora de internacionalizar um negócio. Inscreva-se agora 👇
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