Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Portugal 2030 - O que esperar?

22 06 2022 PT2030

A questão impõe-se: agora que o lançamento oficial do Portugal 2030 está cada vez mais próximo, o que podem as empresas esperar deste novo Programa-Quadro? Eduardo SilvaDiretor Técnico da Yunit, fala-nos sobre as oportunidades que o Portugal 2030 pode trazer para potenciar a inovação, a digitalização e a competitividade das empresas portuguesas.

 

Foi finalmente submetida à Comissão Europeia, no início de junho, a versão final do Acordo de Parceria Portugal 2030, bem como as primeiras versões formais dos Programas Operacionais. Segue-se agora o respetivo processo de negociação com a Comissão Europeia, que deverá culminar na aprovação dos mesmos e na sua plena operacionalização. 

Agora que o seu lançamento oficial está cada vez mais próximo, o que podem as empresas esperar deste novo Programa-Quadro?

Analisando a informação disponibilizada até agora, percebe-se que o domínio temático de maior relevo para as empresas, Inovação e transição digital, visa, sobretudo,apoiar a digitalização, a inovação, a investigação e desenvolvimento (I&D) e a internacionalização das empresas, com bastante enfoque em temas como transição digital, descarbonização, eficiência energética, economia circular e sustentabilidade.  

Aliás, no âmbito da inovação está prevista a implementação de projetos-piloto e abordagens territoriais inovadoras em domínios financiados pelos fundos europeus, demonstrando resultados de eficiência e eficácia nas políticas públicas.

PT2020 vs PT2030: as semelhanças e as diferenças

Ou seja, quer pela informação até agora partilhada, quer pelo que tem sido o discurso dos membros do Governo, é previsível que os principais sistemas de Incentivos orientados ao setor empresarial se mantenham iguais ou muito semelhantes na sua forma: Inovação Produtiva, I&D, Internacionalização e Qualificação. No entanto, se é expectável que a forma não sofra grandes alterações, as empresas podem contar com concursos cada vez mais exigentes, no que às políticas setoriais dizem respeito, onde temas como indústria 4.0 e transição digital, sustentabilidade ambiental e economia circular, descarbonização e transição energética serão cada vez mais o foco, de forma a garantir uma efetiva transição do tecido empresarial nacional para um novo paradigma de atuação. 

Desta forma, é previsível a concentração do apoio dos fundos europeus num número limitado de domínios estratégicos e tipologias de intervenção, de forma a maximizar o seu impacto nas dimensões económica, social, ambiental e territorial, evitando a pulverização dos apoios e estimulando uma mobilização mais eficiente de recursos.

Se no Portugal 2020 o alinhamento com as políticas sectoriais, em alguns casos, já era relevante, espera-se que, no Portugal 2030, o alinhamento com essas políticas e com os objetivos estratégicos definidos conjuntamente com a União Europeia, assumam ainda mais importância podendo, em alguns casos, converterem-se até em critérios elegibilidade e, em quase todos, impactarem de forma significativa a pontuação de mérito do projeto, bem como o valor de incentivo possível.

Como é que as empresas podem antecipar a candidatura?

Deste modo, é importante que as empresas, ao avançarem com as candidaturas para os seus projetos de investimento, garantam que o seu plano de investimentos e os objetivos e metas a alcançar estejam devidamente enquadrados e alinhados com estas temáticas. Mas, sobretudo e talvez mais importante, porque estes temas (transição digital, descarbonização e/ou eficiência energética) são hoje críticos, sendo, por isso, fundamental que as empresas os coloquem como tema central da sua agenda, de forma a garantirem a sua competitividade no mercado global e a capacidade em fazer frente aos desafios que o futuro a curto e médio prazo lhes coloca. 

Numa perspetiva mais operacional, é expectável que ao nível burocrático se assista a uma simplificação do processo e respetivos procedimentos de candidatura, nomeadamente nas condições de acesso, formulários e, não menos importante, no processo de execução dos projetos (contratualização, pedidos de pagamento, interação com entidades gestoras). 

Processualmente, espera-se que o Portugal 2030 não só reduza custos associados à gestão e prazos, refletida numa redução nos níveis de programação, como também permita reduzir a cadeia de intermediação processual, eliminar etapas que não acrescentam valor, permitindo a opção por custos simplificados e, não menos importante, reduzindo e simplificando as interações dos promotores com o sistema. 

Palavra-chave para as candidaturas ao PT2030: antecipação

Por último, o Portugal 2030 promete uma aplicação de fundos europeus centrada nos resultados a atingir, com base na contratualização dos mesmos, aprofundando os mecanismos de apropriação e responsabilização dos beneficiários, através da consolidação das práticas visando condicionar incentivos à efetiva obtenção de resultados.

Esta "promessa", realça ainda mais a importância, independentemente do sistema de incentivos a que pretendam concorrer, de as empresas estruturarem de forma rigorosa os seus projetos em todas as dimensões, efetuarem um planeamento detalhado do mesmo, conseguindo demonstrar a capacidade da empresa em executar o projeto, a sua coerência e razoabilidade, bem como a pertinência do mesmo face à dimensão, situação atual e estratégia da empresa. 

Concluindo, é fundamental que as empresas preparem com antecipação as suas candidaturas de forma a maximizarem os potenciais apoios de que podem vir a usufruir para alavancar os seus projetos de investimento.

 

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO

Para mais informações agende uma reunião sem compromisso com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para: contacto@yunit.pt

Eduardo Silva - Diretor Técnico | Yunit Consulting

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.