Contact us for more information
Essa estratégia está virada para o crescimento da economia, apontando para que, em 2020, este seja muito superior a 1,5%. Podemos dizer que o Portugal 2020 pretende modernizar e dinamizar a indústria, aumentar a competitividade e a diferenciação no mercado internacional. Deseja-se que a fatia da indústria transformadora aumente até 18 por cento em 2020. E que as exportações representem 45% do PIB no mesmo ano.
O PT2020 visa outro alvo não menos importante. Que o investimento em Investigação e Inovação seja de 2,7% do PIB daqui a três anos. E o Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização do Governo coloca um conjunto de desafios... Os candidatos ao financiamento à internacionalização deverão olhar para eles com muita atenção.
Por exemplo, pretende-se reforçar a internacionalização do Sistema de Investigação e Inovação, diversificando as formas de financiamento da Investigação e Desenvolvimento. Deseja-se incentivar as empresas a que participem no processo de obtenção de conhecimento. E também aumentar o seu investimento e a sua aposta na Investigação e Desenvolvimento, já que o mercado português sofre de um problema significativo no que toca a inovação e criação de produtos que a incorporem.
É também verdade que o PT2020 quer aumentar a competitividade e a internacionalização do sector agroalimentar. Bem como fazer crescer a cooperação entre empresas em tudo o que tem a ver com produção, evolução tecnológica e colocação dos produtos no mercado.
A economia do mar é uma área que está debaixo do foco do P 2020, quer seja através de atividades já anteriormente existentes ou outras novas. Outra prioridade estatal assumida nos documentos que descrevem a estratégia do país para a internacionalização é alargar a base exportadora. Ou seja, diversificar os mercados de destino dos produtos nacionais e valorizar a forma como o país é visto enquanto criador e difusor de conhecimento e inovação.
Estimular a difusão de tecnologias e processos de produção avançados e sofisticados, bem como mais competitivos, nas empresas portuguesas, é uma consequência lógica do que já foi dito. E isso também passa por utilizar ao máximo a capacidade de inovação dos doutorados, no que toca a modernizar, inovar e internacionalizar.
O PT2020 desafia igualmente as PME a prepararem-se para concretizar estratégias de negócio avançadas. Fazendo suas aliadas as Tecnologias de Informação e Conhecimento, a ecoinovação, a qualidade e a logística. O programa é favorável à consolidação empresarial. Ou seja, a processos que envolvam fusões, aquisições e alianças estratégicas, reforçando as empresas portuguesas e fazendo com que partilhem custos e dificuldades na sua busca de internacionalização e aumento da competitividade.
São algumas das preocupações que deverão estar presentes nos seus projetos de internacionalização, para que possam mais facilmente ser financiados e bem sucedidos.
Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.
I agree to the terms and conditions of the Yunit Consulting Privacy Policy, which I have read and understood.