Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Orçamento de Estado 2024: Observador entrevista Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting

26 10 2023
Orçamento de Estado 2024: Observador entrevista Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting

"Há o tabu das grandes empresas. E aí sim, se calhar por uma questão de política. Mas poderia haver um incentivo à concentração e à associação de pequenas e médias empresas, beneficiando as empresas no escalão do IRC, mesmo que mantivessem o estatuto de PME".

Bernardo Maciel, CEO da Yunit 

 

Na passada quinta-feira o CEO da Yunit Consulting, Bernardo Maciel juntou-se a Ana Sanlez, Diretora Adjunta de Economia do Observador, para uma conversa sobre a proposta do Orçamento de Estado para o próximo ano de 2024 e o que este irá representar e impactar nas empresas portuguesas. Ao longo da entrevista, focada na perspetiva das empresas, abordaram-se as dificuldades que as nossas PME enfrentam para o desenvolvimento sustentável, bem como a importância da simplificação do regime fiscal das empresas, que permitisse dar “uma agilidade e uma flexibilidade aos empresários para poderem focar-se no desenvolvimento do seu negócio e não estarem preocupados com estas taxas, taxinhas, descontos, incentivos e benefícios”.

 

O propósito desta proposta de orçamento foi responder às dificuldades das famílias portuguesas e garantir um auxílio à situação de esforço económico que se tem vindo a sentir. No entanto, está prometido que as empresas também vão poder contar com mudanças para o próximo ano. Esta entrevista, focada na perspetiva das empresas, abordou as dificuldades que as nossas PME enfrentam para o desenvolvimento sustentável e tocou nalguns pontos fundamentais para os gestores nacionais, entre eles:

▶Orçamento aquém das expetativas? Porquê

▶Redução do IRC… luta perdida com este governo? Porque seria importante?

▶Que sinais são precisos para as empresas, para o investimento?

▶Medidas especificas que existem: tributações autónomas, redução IRC startups, incentivos à capitalização. São positivas?

▶O que deveria constar no orçamento? Aumento de deduções de encargos com juros?

▶Incentivos ao investimento: o que falta?

▶Efeito da subida da carga fiscal nos impostos indiretos

 

Ao longo da conversa Bernardo Maciel defendeu que a prioridade do Governo deve ser simplificação do regime fiscal das empresas, deixando algumas críticas ao complexo sistema de benefícios e incentivos, que acaba por "desgastar recursos e desviar o foco do investimento". Na sua visão a simplificação fiscal permitiria “uma agilidade e uma flexibilidade aos empresários para poderem focar-se no desenvolvimento do seu negócio e não estarem preocupados com estas taxas, taxinhas, descontos, incentivos e benefícios”. 

 

🔊 Ouça aqui o podcast da Yunit Consulting com o Observador

Se já é assinante do Observador leia o artigo completo

 

 

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.