Contact us for more information
Apresentado o Orçamento do Estado (OE) para 2022, fomos analisar algumas das medidas com maior impacto nas PME.
No que diz respeito à Fiscalidade, confirma-se a criação de um novo Benefício Fiscal, o Incentivo Fiscal à Recuperação (IFR) que, com ligeiras alterações, surge para substituir o CFEI II. Este Benefício, limitado a um total de 5 milhões de investimento elegível, permite às empresas que invistam no segundo semestre de 2022, deduzir à coleta 10% das suas despesas de investimento, considerando a média dos últimos 3 anos, e 25% do valor do investimento que exceda este valor.
Outro regime fiscal que sofreu alterações significativas, foi o Patent Box. Prevê-se o aumento do limite de não tributação para rendimentos de propriedade industrial abrangidos pelo regime de Patent Box de 50% para 85%.
Outro ponto relevante é a eliminação definitiva do Pagamento Especial por Conta e suspensão, em 2022, do agravamento das Tributações Autónomas das empresas com prejuízo e que habitualmente tinham lucros.
O OE prevê, ainda, a harmonização do calendário de entrega e pagamento do IVA, o qual passa a ser o mesmo para os regimes trimestrais e mensais. Mais propriamente, a entrega da declaração periódica até dia 20 e pagamento até dia 25 do mês respetivo.
No que diz respeito aos Apoio ao Investimento, o OE confirma os atrasos no lançamento do Portugal 2030. A boa notícia é que fica explícito que será mesmo utilizado o mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, uma vez que se pretende que, já em 2022, sejam alcançados níveis de execução significativos do Portugal 2030.
Outras medidas que visam fomentar o investimento remetem para o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, sendo de salientar que o objetivo é de, em 2022, fazer chegar incentivos e subsídios às empresas no valor de 900 milhões de euros, os quais se dividem em apoios à Inovação empresarial (360 milhões de euros), Descarbonização da Indústria (182 milhões de euros), Digitalização (152 milhões de euros) e Qualificações (130 milhões de euros).
Existem ainda outras dimensões deste OE que importa destacar, apesar de já serem conhecidas, e que remetem para:
Quer saber mais sobre o Orçamento do Estado 2022 e o que muda para as PME? Assista a esta Fast Talk do Jornal Económico com a participação de Bernardo Maciel (CEO, Yunit).
Na Yunit, o nosso propósito é apoiar as empresas a tomar melhores decisões para que possam dar um salto qualitativo no seu crescimento. Por isso, a nossa oferta está focada no apoio à Capitalização e ao Investimento, sobretudo através de incentivos financeiros e fiscais. Contacte-nos e maximize os potenciais apoios de que pode vir a usufruir para alavancar os seus projetos de investimento!
Para mais informações agende uma reunião sem compromisso com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para: contacto@yunit.pt
Eduardo Silva - Diretor Técnico | Yunit Consulting
Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.
I agree to the terms and conditions of the Yunit Consulting Privacy Policy, which I have read and understood.