Contact us for more information
Na decisão sobre qual a fonte de financiamento mais relevante, 88,1% das empresas elegeu osincentivos financeiros no âmbito do Portugal 2020/2030, Plano de Recuperação e Resiliência(PRR), entre outros, como aqueles que suscitam mais interesse, no Barómetro Heróis PME - um estudo Yunit sobre a capacidade de adaptação e superação das PME.
Por um lado, a generalidade destes apoios resulta em incentivos não reembolsáveis, pelo que não é de estranhar esta predileção. Por outro, estas são fontes de financiamento que decorrem de enquadramento em âmbitos e estratégias nem sempre ao alcance dos projetos ou necessidades das empresas.
O financiamento bancário, com 64,1%, foi a segunda fonte de financiamento selecionada. Osbancos são tradicionalmente o principal parceiro das empresas, face a necessidades permanentesde tesouraria que decorrem dos respetivos ciclos de exploração, ou da alavancagem financeira necessária aos projetos de investimento, enquanto complemento ou alternativa aos fundos europeus.
"88,1% das empresas elegeu os incentivos financeiros no âmbito do Portugal 2020/2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre outros, como aqueles que suscitam mais interesse."
Quer saber mais sobre o PT2030?Faça download gratuito do e-Book "Guia PT2030 para alavancar os seus projetos de investimento" e descubra tudo o que precisa de saber sobre a importância de preparar com antecipação a sua candidatura ao Portugal 2030 num só documento.
/// Qual o seu grau de interesse pelos seguintes instrumentosfinanceiros? | Resposta Única
Os Fundos de Investimento, no qual se incluem Private Equity, Sociedades de Capital de Risco, Business Angels, entre outros, são percebidos como menos atrativos para as empresas, com cerca de 50% a afirmarem que têm pouco ou nenhum interesse neste instrumento. A perspetiva de abertura de capital continua a ser observada com desconfiança, ainda que se trate de instrumentos que podem possibilitar, além do influxo de capital, apoio à gestão estratégica, à abertura de mercados ou à criação de redes de parceiros de negócio.
Os Benefícios Fiscais ao Investimento permitem às empresas promover o investimento, a criação ou manutenção de postos de trabalho, a sua capitalização e a competitividade da organização, através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas.
///Os Benefícios Fiscais ao Investimento permitem às empresas um retorno dos seus investimentos e um reforço da sua tesouraria. Já tirou partido de algum dos seguintes benefícios? | Resposta Única
Estes dados foram retirados do Barómetro Heróis PME - um estudo Yunit sobre a capacidade de adaptação e superação das PME.
Faça download gratuito do e-Book e conheça a realidade de mais de 200 empresas no que diz respeito aos apoios ao financiamento e investimento mais relevantes para estas organizações.
José Brandão | Diretor Financeiro, Yunit Consulting
Para mais informações agende uma reunião com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt
Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.
I agree to the terms and conditions of the Yunit Consulting Privacy Policy, which I have read and understood.