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Internacionalização via e-commerce: 50% a fundo perdido

30 08 2023
Internacionalização via e-commerce: 50% a fundo perdido

Apoiar o desenvolvimento de serviços de suporte aos processos de internacionalização das PME através do comércio eletrónico é o objetivo deste 2º aviso do incentivo divulgado no âmbito do PRR.

Encontram-se abertas as candidaturas para projetos até 85 mil euros beneficiando de um financiamento com 50% a fundo perdido.

Através deste incentivo ao e-commerce, as PME obtêm apoio para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

Este aviso pretende contribuir para promover o comércio eletrónico em novas exportadoras e em empresas que já se encontram no comércio internacional

FINANCIAMENTO

Taxa de incentivo até 50% (a fundo perdido) sobre as despesas elegíveis apuradas, de acordo com as seguintes tipologias:

  • 10.000 € a 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”
  • 25.000 € a 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”

 

QUAIS AS DESPESAS ELEGÍVEIS?

A) Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.

B) Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros tais como:

b1) Estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

b2) User-Centered Design (UX)

b3) Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;

b4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos

b5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA)

b6) Social Media Marketing

b7) Content Marketing

b8) Display Advertising

b9) Mobile Marketing

b10) Business Inteligence e Web Analytics

C) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

PERÍODO DE CANDIDATURAS
O resultado da avaliação e outputs de recomendações deste Diagnóstico têm como objetivo, por um lado, fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura e, por outro lado, a definição da tipologia da candidatura a submeter:
  • Fase 1: de 24/08/2023 até 15/09/2023, exclusivamente para os candidatos que efetuaram o Diagnóstico entre 24 de agosto de 2022 e 30 de junho de 2023;
  • Fase 2: 16/09/2023 até 20/10/2023, para os restantes candidatos, com data de 24 de Agosto de 2022 ou posterior.
ETAPAS-CHAVE NA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS 
  1.  Realizar o diagnóstico de e-commerce que permite avaliar o grau de preparação da sua empresa no website Portugal Exporta. O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: Novas Exportadoras ou Mais Mercados. As recomendações disponibilizadas neste Diagnóstico têm ainda como objetivo fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-Commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.
  2. Desenvolver um plano de e-commerce internacional para sustentar a sua candidatura, a empresa deve apresentar um Plano detalhado de E-Commerce Internacional (ver detalhes no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 08/C16-i02/2022).
  3. Efetuar a candidatura no Balcão dos Fundos através de formulário eletrónico a disponibilizar brevemente. Em anexo, submeter o Diagnóstico de E-Commerce disponibilizado pela AICEP e o seu Plano de E-Commerce Internacional.

Consulte a Ficha de Produto para conhecer todos os detalhes.

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