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Mesmo no mundo tecnológico e um pouco virtual em que começamos a viver, a participação em feiras internacionais continua a ser muito importante, especialmente para as empresas que querem internacionalizar-se.
Estar presente em feiras internacionais especializadas torna possível analisar de uma forma próxima, directa e real um mercado, conhecer os preços desse mercado, aumentar a notoriedade da sua empresa, estudar a concorrência e a logística e canais adequados para aceder a esses países. E, obviamente, entrar em contacto pessoa e directo com diversos potenciais clientes.
Então, se a participação é útil e importante, resta saber como fazê-la. Como escolher as feiras em que faz sentido participar? Pense na rentabilização. E, ao mesmo tempo, na avaliação do sucesso da participação. E no impacto que esta presença vai ter nas vendas da empresa, a médio e longo prazo.
A participação e os resultados dependem dos seus objectivos. Que podem passar por entrar em contacto com potenciais clientes, aprofundar a relação com importadores já existentes ou aumentar o reconhecimento da sua empresa. Ou, por outro lado, analisar um mercado; procurar as melhores práticas do sector e adoptá-las.
Alguns factores que terá que considerar na hora da escolha: o prestígio da feira e a quantidade de visitantes; se a audiênca da feira corresponde ou não ao seu público-alvo; se estão ou não presentes os empresários e gestores que tomam as decisões de compra; qual o trabalho de divulgação feito pela organização. Por outro lado, saiba qual vai ser a localização do seu stand, e controle todos os factores logísiticos, para que a sua presença seja um sucesso.
Tomada a decisão de participar numa feira, e feita a sua escolha, a preparação deve começar cerca de um ano antes.
Entre nove e 12 meses antes faça um plano, que considere os recursos financeiros e humanos necessários para concretizar esta decisão.
Prepare uma estratégia de marketing específica para esta acção. Para medir concreta e exactamente o impacto desta participação, estabeleça objectivos e critérios específicos de avaliação. Peça o regulamento, os custos, a planta do espaço, trate de assegurar todos os aspectos logísiticos e práticos, como a inscrição no catálogo da feira.
Seis a oito meses antes de a feira começar, assegure a preparação de briefings para a construção do stand, a marcação das viagens e a preparação de brindes para distribuição.
Três a cinco meses antes da feira, certifique-se de que o plano que estabeleceu inicialmente está a ser cumprido ao milímetro. Envie o projecto do stand para aprovação da organização da feira e peça a lista de participantes inscritos.
Dois a três meses antes da data, prepare o material de comunicação. Pósters, catálogos, publicidade na Internet e nos órgãos de comunicação social e por aí fora. Pré-agende as reuniões com os clientes, através do envio de convites para a feira.
Um mês antes, assegure-se de que são resolvidos todos os últimos aspectos logísticos. Montagem do stand (na semana anterior à feira): acompanhe a montagem; forme os funcionários que vão fazer o atendimento. Peça o programa oficial.
Durante a feira, é necessária a presença permanente de colaboradores altamente qualificados. Acompanhe os contactos relevantes e esteja preparado para divulgar os preços na moeda local.
Depois da feira, agradeça aos visitantes do stand. Faça o balanço desta operação de promoção, comparando os resultados com os objectivos. Faça um esforço de marketing que permita rentabilizar ao máximo todos os contactos e trabalho realizado durante a feira.
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