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Está na Hora de Ajustar a Rota da Sua Empresa?

29 04 2025 Ken Gielen, CEO & MasterCoach ActionCOACH Portugal
Está na Hora de Ajustar a Rota da Sua Empresa?

As Pequenas e Médias Empresas (PME) representam a esmagadora maioria do tecido empresarial em Portugal. Tipicamente, são empresas familiares ou negócios que dependem diretamente da energia, dedicação e atenção constante dos seus fundadores e gestores. Por esta razão, muitos empresários acabam absorvidos num ciclo contínuo de urgências, emergências e preocupações diárias. As PME, pela sua natureza, têm recursos limitados, equipas reduzidas e desafios constantes que tornam difícil encontrar tempo ou até justificar a necessidade de parar para pensar. O resultado? Muitas vezes, estes empresários ficam emocionalmente sobrecarregados, sentindo que não há espaço para respirar, refletir ou definir claramente a direção estratégica do seu negócio.

Mas é exatamente esta pausa estratégica—parar para trabalhar o negócio, em vez de trabalhar no negócio—que pode fazer toda a diferença entre a sobrevivência e um crescimento sustentável e rentável a longo prazo.

Chegámos ao final do primeiro trimestre de 2025. O tempo voa e, com ele, surgem indicadores importantes que merecem a atenção de qualquer empresário atento e dedicado. A maioria dos empresários passa os seus dias imersa em tarefas operacionais, apagando fogos e resolvendo problemas imediatos. A consequência? Pouco ou nenhum tempo sobra para olhar estrategicamente para o negócio. Tal como um comandante verifica regularmente a rota do seu navio ou avião, realizando pequenos ajustes contínuos, também o empresário deve parar regularmente para refletir e garantir que a empresa continua alinhada com os objetivos e rumo inicialmente definidos.

No final do primeiro trimestre já dispomos de informações suficientes para avaliar a nossa direção e garantir que estamos no caminho certo ou identificar ajustes necessários. Por isso, está na hora de parar, analisar e refletir com profundidade.

Apresentamos aqui dez perguntas-chave que vão ajudá-lo a realizar uma revisão estratégica profunda, permitindo-lhe ajustar e otimizar o rumo do seu negócio:

Conquistas e Aprendizagens:

  1. Quais foram as principais conquistas deste trimestre?
    Pense em conquistas internas como melhorias na equipa, aumentos de rentabilidade ou externas como prémios, reconhecimento ou novos clientes conquistados. Quais foram as aprendizagens associadas a estas vitórias? Que práticas ou estratégias contribuíram para este sucesso?

Desafios e Oportunidades:

  1. Que desafios enfrentámos neste trimestre que precisam ainda de atenção ou soluções?
    Identifique claramente os obstáculos que ainda não foram ultrapassados e as oportunidades que surgiram a partir destes desafios. Que mudanças precisam ser feitas para transformar estes desafios em oportunidades?

Keep, Improve, Stop, Start:

  1. Que estratégias ou ações funcionaram bem e vamos manter?
    Avalie o que claramente está a trazer resultados positivos. Estes são os hábitos e estratégias que devem ser reforçados e mantidos.
  2. O que podemos melhorar, talvez através de tecnologia, automatização ou ajustes nos processos?
    Identifique claramente áreas onde é possível fazer mais com menos esforço ou recursos, aumentando assim a produtividade.
  3. Quais ações ou iniciativas precisamos parar imediatamente por não trazerem resultados ou valor suficiente?
    Muitas vezes a ação mais importante é decidir o que deixar de fazer para libertar tempo, energia e recursos para atividades mais produtivas.
  4. Que novas ações precisamos implementar já no próximo trimestre para garantir o sucesso contínuo?
    Defina claramente novas estratégias, ações ou rotinas que precisam ser introduzidas para melhorar os resultados futuros.

Projeção e Objetivos:

  1. Devemos manter os objetivos inicialmente definidos para o ano?
    Avalie criticamente se os objetivos definidos continuam realistas, relevantes e ambiciosos face ao contexto atual.
  2. Se sim, que atividades concretas garantem que estes objetivos serão atingidos?
    Liste de forma clara as ações diárias, semanais ou mensais que vão garantir o alcance dos objetivos propostos.
  3. Podemos aumentar esses objetivos, implementando novas estratégias ou aumentando o esforço em áreas-chave?
    Avalie a possibilidade de desafiar ainda mais a sua equipa, introduzindo novas estratégias ou intensificando esforços em áreas específicas.

Crescimento Pessoal e Profissional:

  1. O que preciso aprender ou desenvolver pessoalmente para levar o negócio ainda mais longe no próximo trimestre?
    Identifique competências ou conhecimentos específicos que precisam ser adquiridos ou aprofundados para o próximo nível de crescimento.

Lembre-se sempre que o sucesso duradouro não depende de uma única ação isolada, mas sim do efeito composto de múltiplas ações consistentes e bem orientadas ao longo do tempo. Ao investir tempo regularmente para refletir sobre o rumo do seu negócio, está a assegurar um caminho de sucesso e crescimento sustentável. Faça esta pausa estratégica agora e siga rumo ao sucesso com confiança renovada. E lembre-se que esta reflexão pode ser ainda mais produtiva se realizada em conjunto com outras pessoas que conheçam bem os desafios de gerir uma PME—sejam amigos empresários, um mentor experiente ou um business coach especializado. O importante é não fazer este percurso sozinho.

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