Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Call Turismo + Crescimento promove a Inovação e o Crescimento no Setor do Turismo em Portugal

12 12 2023 Investment and Financing
Call Turismo   Crescimento promove a Inovação e o Crescimento no Setor do Turismo em Portugal

A 2.ª Edição da Call Turismo + Crescimento está em andamento, apresentando-se como uma oportunidade única para projetos e empresas do setor do Turismo em Portugal.

Quais os três pilares estratégicos fundamentais?

  1. Aumentar a Competitividade da Oferta Turística: A iniciativa procura impulsionar empresas que tenham um impacto tangível no reforço da oferta turística de Portugal, seja por meio de expansão, internacionalização ou melhorias na competitividade.
  2. Melhorar a Experiência do Turista: Projetos que visam a melhoria da experiência do turista em Portugal são altamente valorizados. Isto abrange inovações que aumentem a qualidade dos serviços turísticos, desde a produção até a comercialização de produtos e serviços.
  3. Promover a Eficiência Empresarial: A Call incentiva a eficiência das empresas participantes, procurando otimizar processos, promover a sustentabilidade e facilitar sinergias comerciais para alavancar o crescimento económico sustentável do setor.

 

Quem pode beneficiar?

 

São elegíveis projetos/empresas:

  • Em operações de capitalização de empresas indutoras de crescimento da atividade turística, através de projetos de expansão, internacionalização ou de melhoria da competitividade e que já tenham iniciado a produção/comercialização dos seus produtos/serviços;
  • Em operações de Build Up com o objetivo de mitigar a atomização do setor, mediante processos de fusão e consolidação de empresas, através de modelos de intervenção que permitam, numa lógica de capital de risco, agregar funções de back-office (financeira, compras, gestão de recursos humanos) e de criação de sinergias comerciais, ainda que com graus de autonomia de negócio relevante.
  • Serão privilegiados os projetos/empresas localizados nos territórios de baixa densidade.

 

 

Quais os Critérios de Elegibilidade?

 

As empresas constituídas e a constituir, que cumpram o seguinte:

Localização em Portugal: Continente e Ilhas.

Equipa Multidisciplinar: Com conhecimento do setor, visão de negócios alinhada e competências necessárias para o desenvolvimento e gestão do empreendimento.

Contribuição para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Soluções que promovam a sustentabilidade ambiental tais como:

  • A desmaterialização de processos e serviços (exemplo: appkey em vez de chave-cartão, copos de vidro, dispensadores de amenities em vez de monodoses, etc)
  • A reciclagem, reutilização e redução de resíduos (recicláveis e bio resíduos)
  • A integração de energias limpas (exemplo – painéis solares);
  • A eficiência energética (ao nível dos equipamentos, dos processos e dos materiais – redução de perdas de calor, equipamentos eficientes, etc);
  • A eficiência hídrica (sistemas de redução/gestão eficiente de caudais, aproveitamento de águas, circuitos integrados ou circulares de águas, );
  • A Mobilidade Inteligente (parcerias com agentes locais, disponibilização de equipamentos ecofriendly = mobilidade suave, etc).

Adesão ao Programa Empresas Turismo 360º do Turismo de Portugal.

Cumprimento Legal e Situação Financeira Equilibrada: Registo, licenciamento, contabilidade organizada, situação económico-financeira equilibrada e situação regularizada perante os órgãos fiscalizadores (Registo Nacional do Turismo, Administração Fiscal e a Segurança Social)

 

 

 

Processo de Avaliação - Quais os critérios a ter em conta?

Os projetos serão avaliados com base em vários critérios, incluindo:

  1. A equipa de gestão (capacidade de cada membro da equipa em enfrentar as exigências e desafios do projeto, etc.)
  2. Solução e proposta de valor (grau de novidade da solução e como se irá distinguir no mercado)
  3. Concorrência (principais correntes, atuais e potenciais)
  4. Competitividade (vantagens competitivas e diferenciação da tecnologia ou do produto em relação aos já existentes no mercado)
  5. Estratégia de entrada no mercado (Time to market)
  6. Modelo de negócio(modelo de receitas e estratégia comercial)
  7. Necessidades atuais e subsequentes de financiamento (quantificação das necessidades atuais e subsequentes de financiamento e a forma de financiamento, avaliando, nomeadamente, a viabilidade de sindicação dos investimentos com outros investidores de capital de risco, nacionais e internacionais).
  8. Convergência para uma economia eficiente na utilização dos recursos (comprovativo dos benefícios do projeto para os ODS)
  9. Exit (estratégia definida para a saída da Portugal Ventures do capital social da empresa), entre outros.

 

Investimento: O ticket de investimento por empresa/projeto varia entre o mínimo de 150.000€ e o máximo de 1.500.000€

 

Candidaturas: Estão abertas até 7 de janeiro de 2024.

 

Sabemos que os desafios operacionais das linhas de financiamento ao turismo exigem dedicação, persistência e atenção diárias. Por isso, é fundamental preparar o projeto com a ajuda de profissionais especializados para maximizar a probabilidade de aprovação.

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.