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1 – Observe a sua empresa Aqui vai algo que o pode surpreender: a sua empresa até pode estar a investir muito, e bem, em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e não se aperceber de que o faz. Quando abordamos os clientes para se candidatarem ao SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial), analisamos os processos de desenvolvimento da empresa assim como os seus produtos e comparamo-los com o que de melhor o mercado apresenta. Em alguns casos detetamos processos inéditos e/ou produtos com características e/ou formulações diferentes da concorrência que terão obrigado a resolver incertezas técnicas, ou a usar a tecnologia de forma diferenciada para minimizarem as dificuldades encontradas. Em suma, identificamos um conjunto de atividades de I&D que permitem às empresas distanciarem-se da sua concorrência. Da mesma forma que conseguimos identificar a I&D nestes processos, não poucas vezes percebemos que esses mesmos clientes não têm consciência de que esta atividade distintiva está a acontecer, ali mesmo, nos seus estabelecimentos. Na maioria destes casos, referem que esta forma de estar é a sua vida diária e normal, onde ultrapassar desafios, inovar e evoluir o que já possuem nada mais é que trabalhar com o objetivo de satisfazer o cliente final. Não partem do princípio de que é I&D. E com isto, apesar de se posicionarem de forma a garantir reconhecimento pelo mercado, terem produtos diferenciadores, e oferecerem vantagens competitivas aos seus clientes, perdem a oportunidade de usufruir de um conjunto de benefícios associados a estas atividades, os quais podem ser extremamente importantes, inclusive para aumentar o investimento que já fazem em I&D.
2- Tenha presente os desafios A inovação é o resultado que se pretende trazer ao mercado através dos projetos de Investigação & Desenvolvimento. Quem avalia se, de facto, ela está presente é o mercado. A I&D, ao contrário do que se possa pensar, não se resume a criar algo que ainda não existe. A I&D pode incidir na melhoria e/ou alteração de produtos existentes e criar novas funcionalidades e/ou desenvolver um princípio de funcionamento diferente do atual. A Investigação & Desenvolvimento também está presente na criação das funcionalidades já existentes ou no mesmo princípio de funcionamento de um produto, mas usando a tecnologia de uma forma diferente do habitual. Pode, inclusive, ser usada para resolver problemas e limitações de produtos atuais e/ou para fazer os produtos de uma empresa ir ao encontro das necessidades de determinado cliente e setor. Pode ter origem numa ideia completamente arrojada e que se baseia em tecnologia de ponta, mas também no simples objetivo de reduzir custos de produção, o que obriga a estudar e procurar novos materiais, a otimizar matérias-primas, a reduzir componentes, etc. Nas candidaturas de I&D, pretendemos:
3 – Quer produza bolos ou peças plásticas... Os projetos de I&D podem existir em qualquer setor da economia e em qualquer tipo de empresa. Temos clientes com projetos de I&D em quase todos os setores de atividade económica, desde os mais intensivos em tecnologia, até aos considerados mais tradicionais. Alguns exemplos são:
Temos uma equipa formada por engenheiros de áreas do conhecimento diversas, e com experiências complementares, capazes de perceberem os clientes enquanto estes se expressam na sua "língua". Só desta forma é possível que o cliente se sinta compreendido. Só assim é possível aprofundar suficientemente o conhecimento da sua atividade, do seu processo produtivo e dos seus processos de desenvolvimento para que as descrições técnicas dos projetos foquem os aspetos essenciais para uma avaliação positiva, minimizando a utilização do tempo, o ativo mais valioso dos nossos clientes.
4 – Descubra que não há limites Formalizar ou não um projeto de I&D depende do posicionamento que a empresa pretende ter no mercado em que atua e da sua capacidade para criar maior valor acrescentado, ou seja, está dependente apenas da empresa. Qualquer empresa, à partida, pode fazer uma candidatura com base num projeto de I&D. Para poder beneficiar dos incentivos do SIFIDE, tem que cumprir a legislação e ter resultados financeiros positivos - para obter as deduções no IRC e usufruir delas. Para beneficiar dos apoios do Portugal 2020, tem que ter autonomia financeira e cumprir as normas legais.
5 – Candidaturas há muitas. Mas se acredita no seu projeto, então a sua é diferenciadora. Antes de avançar formalmente com um projeto de I&D avalie a sua equipa e perceba se tem as competências que lhe permitirão ir mais além. Avalie a concorrência e veja em que aspetos já se distingue ou se pode vir a distinguir. Identifique as necessidades do mercado e de que forma lhes pode responder. Ou seja, que desenvolvimentos são necessários para potenciar o seu negócio? Um projeto bem estruturado que implique desenvolvimentos tecnológicos relevantes e a resolução de incertezas técnicas tem probabilidades elevadas de obter financiamento. Esta probabilidade aumenta com uma candidatura que aborde todos os aspetos relevantes do projeto, desde a descrição técnica, passando pelo orçamento e calendário do projeto, até à identificação de uma equipa capaz de realizar as atividades propostas. Mesmo existindo muitas candidaturas, vale a pena concorrer. Conseguir financiamento para os seus projetos não só lhe dá a oportunidade de criar algo diferenciador, como lhe traz reconhecimento por parte do mercado e, de forma mais direta, benefícios financeiros, seja através de incentivos a fundo perdido, seja através de benefícios fiscais, seja, até, através de ambos. Ficou com alguma dúvida sobre a formalização de um projeto de I&D?
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